Envergonhado com a atuação do Congresso Nacional, o palhaço Tiririca abandona o picadeiro da política

Em discurso de despedida Tiririca anuncia que abandona a vida pública

Eleito deputado federal por São Paulo em 2010, o palhaço Tiririca foi o terceiro deputado mais votado da história do Brasil. Segundo o portal “Congresso em Foco”,  na primeira legislatura, o comediante foi um dos cinco deputados mais assíduos do Congresso Nacional. Mas apesar de raramente faltar ao trabalho, depois de sete anos como parlamentar, Tiririca jamais fez um pronunciamento em plenário.

Na última quarta-feira ( 6)  ele usou a tribuna pela primeira e única vez para anunciar que está deixando a política, “decepcionado mas de cabeça erguida”.

O deputado palhaço usou sua, até agora, única fala de congressista para criticar seus pares. Pediu para os colegas de parlamento esquecerem um pouco o ego e as brigas e “olhar para o nosso povo, aquele povo que necessita de saúde”. E destacou que os parlamentares não devem passar por dificuldades nessa área, porque segundo ele “ganhamos bem para trabalhar, embora, nem todos trabalhem”. E explicou: “Dos 513 deputados, só oito são os mais assíduos, entre eles, eu – o palhaço de circo e de profissão”. Com efeito, Tiririca está entre os deputados mais presentes em sessões de votação na Câmara dos Deputados e assegura que “sempre votou pelo povo”.

Tiririca votou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e a favor das duas denúncias contra o presidente Michel Temer (PMDB). Ao se definir decepcionado com a política brasileira, disse que sai “com vergonha pelo que viu nestes sete anos”. Depois desconversou e tentou corrigir-se, dizendo que “não dá para generalizar”. A afirmação, assim como praticamente todo o discurso, feito de improviso e sem fatos concretos que confirmem o que insinuou sobre o parlamento, caiu no vazio de um plenário também esvaziado.

Encerrando fala, Tiririca desferiu mais uma alfinetada nos colegas congressistas: “Eu ando de cabeça erguida em muitos aeroportos, mas muito dos senhores não tem coragem, andam disfarçados”. Eu vi deputado se escondendo, porque para o povo isso aqui é uma vergonha”, concluiu.

Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, disputou o primeiro mandato em 2010, utilizando o slogan “pior que está não fica”. Em 2014, foi reeleito por São Paulo com 1.016 milhão de votos.

Assista na íntegra a polêmica fala de Tiririca na tribuna da Câmara dos Deputados: