Ao que parece, o fim do foro privilegiado vai acabar com a velha malandragem dos infinitos recursos jurídicos, só para fugir da lei.
A prerrogativa de foro privilegiado é do tempo do Império e foi criada para proteger gente graúda, como a família real, por exemplo. Ao longo da história teve muita gente que se elegeu só para se incluir nos privilégios do foro.
E teve gente que até renunciou só para o processo voltar ao início e começar tudo de novo.
Graças ao foro privilegiado a justiça levou 20 anos para condenar Paulo Maluf.
Nada menos do que 12 Senadores e 36 deputados investigados na operação Lava Jato vinham sendo beneficiados pelos privilégios do foro.
Agora que a moleza terminou, o Congresso Nacional está em polvorosa. Seguidores de Romero Jucá – aquele do pacto para estancar a sangria da Lava-jato Lembram? Com o Supremo, com os militares, com tudo ….
Pois é, eles já pensam em retomar o debate do fim do foro privilegiado na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, agora para todo mundo. Para juízes, procuradores…..
Mas calma, enquanto durar a intervenção militar no RJ, nenhuma proposta de Emenda Constitucional pode ser votada no Congresso. Além do mais, na agenda dos parlamentares este ano tem assuntos muito mais divertidos: copa do mundo, festas juninas, eleições. O fim do foro privilegiado “para todos” pode esperar.
crédito: Imagem da web