Considerada a doença mais antiga da humanidade, citada até na bíblia, a hanseníase permanece como um grave problema de saúde pública no Brasil.
De acordo com o ministério da saúde, em 2014, 24.612 casos novos da doença foram identificados em todo o país. Segundo a OMS- Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o único país do mundo onde a hanseníase não foi eliminada.
Você vai conhecer hoje um dos capítulos mais tristes da história da doença em nosso país. Uma história que ainda faz parte da vida de pessoas marcadas pela doença.
Em 88 quando acabou a exigência de internação compulsória muitos internos permaneceram na Colônia Santa Izabel, na região metropolitana de Belo Horizonte, por não terem para onde ir.
A justiça federal tem recebido inúmeras ações de antigos pacientes que buscam receber pensão vitalícia, concedida pela lei 11.520. Acompanhe as duas reportagens realizada pelo TRF DA 1ª Região.em parceria com a Seção Judiciária de Minas Gerais.
Em 88 quando acabou a exigência de internação compulsória muitos internos permaneceram na Colônia Santa Izabel, devido a perda total de vículos sociais e familiares.
A Justiça Federal tem recebido inúmeras ações de ex-pacientes que buscam receber a pensão vitalícia, concedida pela lei 11.520. Confira a segunda reportagem.