A Guerrilha do Araguaia foi uma das ações do partido comunista do Brasil, que pretendia, a partir de uma revolução campesina, derrubar o regime militar e implantar um regime socialista no Brasil.
O Major Curió, hoje coronel das reserva, foi um dos policiais responsáveis pela repressão á Guerrilha do Araguaia. Curió reuniu uma vasta documentação sobre a ação das Forças Armadas na repressão á Guerrilha. O militar abriu parte destes arquivos ao jornalista Leonêncio Nossa, autor do livro “Mata! O Major Curió e as guerrilhas do Araguaia.
Entre as revelações feitas para o jornalista, Curió afirmou que o Exército executou 41 militantes. “Dos 67 integrantes do movimento de resistência mortos durante o conflito com militares, 41 foram presos, amarrados e executados, quando não ofereciam risco às tropas”.A Determinação do Exército Brasileiro era de executar todos os guerrilheiros.
Infiltrados nas comunidades locais, cerca de 100 guerrilheiros, enfrentaram três expedições do Exército. A maioria dos guerrilheiros foi morta e até hoje seus corpos continuam desaparecidos. Confira a entrevista com o autor do livro, o jornalista Leonencio Nossa, concedida à repórter Vera Carpes, no Portal Lei dos Homens.
Segunda parte da entrevista com o jornalista Leonêncio Nossa